domingo, 30 de novembro de 2014

DICA DE SITE!

SITE COM DIVERSAS INFORMAÇÕES PARA VESTIBULANDOS

https://www.examtime.com/pt-BR/vestibular/

FUVEST 2015 1ª fase - Comentários questão por questão.

A FUVEST mandou bem na minha humilde opinião. Trabalho temas atuais como Crise Hídrica, conflito na Nigéria e Plano Diretor de São Paulo. Questões de temas clássicos como geologia, relevo, problemas ambientais e vegetação. Dialogou com a história nas questões sobre o MST e as imigrações no período do café fazendo uma transição de uma matéria para outra. Tendência que também estava presente na UNICAMP. Pedia análise de tabelas, gráficos e mapas, essas achei um pouco mais simples do que ela costumava fazer. Em resumo, premiou o bom aluno!

PROVA V
9 –  Questão de história/geografia afinal falamos dos movimentos de luta pela terra no Brasil. Resposta: A
MST, criado em 1984. Período de abertura no final da ditadura militar no Brasil
10 – Movimentos migratórios no Brasil                                               Resposta: B
Era preciso entender de migrações e ocupação do espaço geográfico no Brasil. O período dado vai da abolição da escravidão até 1930 (início da Era Vargas). O grande produto da economia do Brasil era o café.
Letra a) falava em industrialização, mas isso ocorre pós 1950 e principalmente com imigrantes internos e não externos como mostra o gráfico.
Democracia racial e supervalorização do trabalho assalariado nunca existiram. Fácil para excluir.
11 – Economia Mundial. Interpretação de charges e boa pra fazer por eliminação.                       Resposta E
I – FALSA, a China não usa os recursos florestais europeus (por favor não me diga que você achou essa verdadeira, rs).
II – VERDADEIRA. China a economia que mais cresce e cresceu nos últimos anos e União Europeia em grave crise desde o final 2008.
III – FALSO. A China não depende de etanol europeu, A Europa não é exportadora de etanol. A dependência é em relação ao investimento e o dinheiro europeu.
IV – VERDADEIRA. China cresce Europa Não.
12 – Pura interpretação de gráfico. É raro acontecer isso na FUVEST mas estava lá.
Era só comparar as alternativas com o gráfico.  Resposta C.
13 – Migrações internacionais.                                                               Resposta B
Lembrar que durante os séculos XV até a metade do século XX o maior fluxo foi de pessoas saindo da Europa em direção ao “novo mundo”, América, África, Ásia e Oceania. A Europa que colonizou esses continentes. Já no pós guerra temos um movimento migratório que em geral pode ser caracterizado por saída de indivíduos de países subdesenvolvidos (principalmente América Latina e África) em direção a países desenvolvidos (América do Norte, Europa e Japão). Esses imigrantes muitas vezes enviam dinheiro para seus familiares, que tem parte do seu sustento proveniente dessas remessas. A alternativa correta fala em Haiti e Jamaica, mas poderia ainda citar outros países como     México e Cuba.
14 – ATUALIADADES/CONFLITOS                                           Resposta D
Questão premia quem além de estudar acompanhou os noticiários ao longo do ano. ACOMPANHAR NOTICIÁRIO É OBRIGRAÇÃO DO VESTIBULANDO.
Alternativa correta era do grupo extremista islâmico na Nigéria
15 – Problemas Ambientais                       Resposta E
a)      Fácil de excluir pois aumento da produtividade não reduz efeito estufa
b)      Superamos os problemas referentes ao lixo? Tá de sacanagem!
c)       O texto fala justamente o contrário, a natureza sendo subjugada pelo capital
d)      Maior acumulação de capital significa maior produção e acumulação de lixo.
e)      CORRETA,  o texto ajuda muito. As novas exigências do capital em relação da natureza impondo novos elementos.
16 – GEOLOGIA                                                Resposta A
Movimento de placas tectônicas. Lembrar que a placa Sul Americana e a Placa Africana são placas divergentes (se separam) o que confirma a afirmação I e exclui a única afirmação errada, a afirmação IV. A única que não tem a afirmação IV é a letra A.
Teoria da deriva dos continentes (das Placas) confirmam a II e III.
17 – MOBILIDADE e URBANIZAÇÃO                       Resposta A
Questão mais interpretativa e também de eliminação. Quem acompanha o que está acontecendo na cidade de São Paulo vê esforços para uma reorganização do espaço. E fazer com que as áreas com melhores acessos a transporte sejam mais densamente povoadas faz parte disso afim de aproximar as pessoas de seus locais de trabalho. Questão um pouco mais difícil.
18 – INTERPRETAÇÃO DE MAPA com um pouco de Agronegócio.            Resposta D
Pelo mapa podemos observar que cresce no Nordeste, Centro-Oeste e Norte (Tocantins e Pará). Assim cresce em quantidade (aumento das cores escuras) e em localidades. Fácil essa.
19 – VEGETAÇÃO DO BRASIL                                     Resposta C
Sempre tem uma dessa. Tinha um texto e no fim, era só caracterizar o mangue. Solo lamacento, vegetais halófilos, isto é adaptados a água salobra (doce mais salgada). Raízes aéreas. Berçário natural para várias espécies e onde população local tira seu sustento catando caranguejo.
20 – FORMAÇÃO DO RELEVO                                    Resposta B
Derramamentos basálticos são no interior, não no litoral. A foto do Rio não é uma formação tabular (plana), assim como a praia é mais ARENOSA e não ARGILOSA.
Resposta correta é a das Dunas com ação eólica.
21 – CRISE HÍDRICA EM SÃO PAULO                                                      Resposta E

Tinha que aparecer uma né. Mas não era uma questão difícil. Tinha que saber que é um problema de ordem NATURAL, ausência de chuva e um de ordem POLÍTICA falta de planejamento.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

LISTA DE REVISÃO UNICAMP - novembro bruto!

Novembro não para! Domingo é vez do vestibular da UNICAMP. O único a sofrer grandes mudanças. Agora a 1ª fase é formada por questões apenas de múltipla escolha e a redação foi para a segunda fase.

Mas podemos nos pautar pelas provas anteriores.

Mais uma lista bastar CLICAR AQUI

BOA PROVA A TODOS

domingo, 16 de novembro de 2014

UNESP 1º fase 2015 COMENTÁRIO POR QUESTÃO

Quem se dedicou ao longo do ano e teve atenção ao ler os enunciados deve ter gostado. E mais que isso, deve ter pontuado bem.
Prova sem grandes dificuldades, sem nenhuma questão que pegasse em algum tema muito específico. Fiz uma pequena análise das questões

Se quiser baixar a prova clique aqui

43 – A
Questão sobre o clima de Monções. Quando o enunciado fala de Índia, não pode ser El Ninõ nem El Ninã.
Lembrar que as Monções de Verão os ventos vem do Oceano Índico trazendo calor e umidade, onde causa tempestades. Nas Monções de Inverno sopram do norte do Continente em sentido para o Índico, esses são ventos frios e secos.

44 – C
Agentes modeladores (agentes externos) como os rios vão causar erosão e sedimentação. O alto rio, próximo a nascente, sofre erosão e seus sedimentos são depositados nas áreas próximas a foz do rio, o baixo rio.

45 – B
Tema da seca em SP. Questão que podia ser facilmente resolvida pro eliminação. As letras “c” e “e” falavam da inexistência de infraestrutura, ser deficiente não quer dizer que não exista. A letra “d” falava de preservação... hahaha faz me rir. Poluição dos recursos hídricos e alto consumo eram a resposta certa.

46 – A
Questão sofre conflitos/guerra/afins. FARC foi o tema. Questão que exigia um pouco de conhecimento e interpretação do texto e das alternativas.  
Se é um conflito entre a FARC e o GOVERNO colombiano é porque as posições políticas são divergentes. Com isso eliminava as letras “b” e “d”. A Colômbia tem seu território dividido e a FARC comanda um parte do território do país. Por isso a correta é a letra A.

47 – C
CARTOGRAFIA. Lembrar que nenhuma projeção é 100% fiel, pois a Terra é esférica e está sendo representada num plano. A distorção que ocorre na projeção é determinada por uma questão ideológica valorizando um local específico como Mercator faz com a Europa. É uma questão comum com Peters e Mercator, hoje ela veio com mais projeção mas sempre na ideia da questão IDEOLÓGICA.

48 – E
Questão sobre domínio morfoclimático. Descreve o domínio de Mares de Morro, também conhecido como Domínio de Mata Atlântica.

49 – B
Achei a questão mais chatinha. Na primeira metade do século XX o Brasil inicia a troca de uma economia agrária pautada no café por uma economia urbano-industrial. Começa com a substituição de importações (modelo que atende o mercado interno), vai haver grande participação do Estado com estatais no setor de base e entrada de capital estrangeiro com as transnacionais.

50 – C
“Modelo que visa preservação” era a parte principal do enunciado. Por isso tem que excluir respostas que tenham fronteiras agrícolas, extrativismo mineral, atividade industrial.

51 – A
Desconcentração da produção em busca de áreas onde o custo seja menor, mas as atividades de gerenciamento, a parte “intelectual” da empresa continua concentrada nos principais centros.

52 – A
São nas principais metrópoles brasileiras que receberam os setores gerenciais das transnacionais. Por isso um “espaço nacional da economia internacional”, é por essas cidades que as empresas estrangeiras exercem suas influência no Brasil.

53 – E
Análise de gráfico com conhecimento muito simples. Produtos básicos são os primário, são os únicos que crescem no período analisado.


Que venha a UNICAMP semana que vem!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

LISTA DE REVISÃO UNESP

Primeira batalha já foi...

Agora é a UNESP, na minha opinião a prova mais gostosa de ser feita.

Lista CLIQUE AQUI

gabarito CLIQUE AQUI

Um gráfico com os temas que mais caem, não é o mais atual, mas serve como base.
Foco na parte de geografia física. l


BOA PROVA E BOA SORTE

domingo, 9 de novembro de 2014

ELIMINADOS DO ENEM... afff

Enem 2014: 1.519 candidatos foram eliminados nos dois dias de prova


O MEC (Ministério da Educação) informou neste domingo (9) que 1.519 candidatos inscritos no Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram eliminados da prova por diversos motivos neste ano. Deste total, 236 por uso indevido de celular ao realizar a avaliação.
O ministro Henrique Paim afirmou que as eliminações ocorreram porque os candidatos cometeram irregularidades proibidas pelas regras do exame. Apesar das eliminações, o ministro classificou o exame deste ano como "tranquilo".
O uso de celulares e de outros equipamentos eletrônicos durante a prova é proibido. Mas minutos após o fechamento dos portões e o início da prova nos dois dias de prova, candidatos postaram fotos de gabaritos e de cadernos nas redes sociais. Em 2013, 47 estudantes foram eliminados por postarem foto em rede social ao fazer o exame, de acordo com o MEC.
O MEC e o Inep monitoraram as postagens relacionadas ao Enem nas redes sociais por todo o dia.
Além de celulares, o uso de outros dispositivos eletrônicos está vetado durante a prova. São eles: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Também estão proibidos artigos de chapelaria como boné, chapéu, viseira, gorro e similares, além de óculos escuros.
Para evitar fraudes e irregularidades, o MEC preparou neste ano um forte esquema de segurança. Os profissionais que trabalharam na aplicação e fiscalização do exame foram treinados para abordar atitudes suspeitas e coibir ações irregulares.

Também foram usados mais 17 mil detectores de metal para identificar equipamentos eletrônicos usados indevidamente durante a realização da prova.
Neste domingo (9), foram aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. O tema da redação deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), "publicidade infantil em questão no Brasil"
http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/11/09/enem-2014-1519-candidatos-foram-eliminados-nos-dois-dias-de-prova.htm

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

DICAS PARA O ENEM (nas perguntas que você está em dúvida)

1. LEMBRE-SE: O ENEM É POLITICAMENTE CORRETO

O ENEM tem como objetivo levar valores éticos e sociais aos candidatos, como conceitos favoráveis ao meio ambiente, aos diretos humanos, à saúde, à justiça social etc. Por isso, na hora de marcar suas respostas (mesmo as de física ou de matemática) tenha em mente que a alternativa correta, provavelmente, esteja em um contexto social que foi citado no texto da questão!

2. AS CERTEZAS ABSOLUTAS ESTÃO EM RESPOSTAS INCORRETAS!

Preste muita atenção em sentenças que tenham palavras como “sempre”, “nunca”, “jamais”, “todo”, “somente” e outras relacionadas a esse sentido! De cara, dá para dizer que elas são FALSAS! Há maior possibilidade de acerto em alternativas menos absolutas, como as que contam com palavras não impositivas: “alguns”, “geralmente” e assim por diante.

3. DESCONFIE DE RESPOSTAS MUITO GRANDES

Não é um regra infalível, mas na maioria das vezes a alternativa com o texto mais extenso está errada. Normalmente, quando as explicações são muito longas, elas têm o objetivo cruel de dar um “nó” na cabeça do candidato. Mas, como já dissemos no começo desse parágrafo, isso pode variar, então é melhor ler com atenção!

4. PRESTE ATENÇÃO EM ALTERNATIVAS DIFERENTES DE OUTRAS SUPER PARECIDAS

Muitas vezes acontece da mesma questão apresentar 4 respostas muito parecidas e uma totalmente destoante. Veja bem, isso não é uma regra totalmente segura, mas em grande parte das provas anteriores a opção correta era exatamente aquela que parecia isolada das demais. Não deixe que isso passe despercebido!

5. ELIMINE, DE CARA, ALTERNATIVAS ABSURDAS

Especialmente para quem não estudou direito, vão aparecer questões que você não faz ideia da resposta. Nesse caso, tenha em mente que duas das cinco alternativas de cada pergunta são obrigatoriamente absurdas! Comece essas questões mais difíceis analisando o conteúdo e retirando das opções as mais improváveis (se baseie nas outras dicas acima para se sair bem!).