domingo, 30 de novembro de 2014

FUVEST 2015 1ª fase - Comentários questão por questão.

A FUVEST mandou bem na minha humilde opinião. Trabalho temas atuais como Crise Hídrica, conflito na Nigéria e Plano Diretor de São Paulo. Questões de temas clássicos como geologia, relevo, problemas ambientais e vegetação. Dialogou com a história nas questões sobre o MST e as imigrações no período do café fazendo uma transição de uma matéria para outra. Tendência que também estava presente na UNICAMP. Pedia análise de tabelas, gráficos e mapas, essas achei um pouco mais simples do que ela costumava fazer. Em resumo, premiou o bom aluno!

PROVA V
9 –  Questão de história/geografia afinal falamos dos movimentos de luta pela terra no Brasil. Resposta: A
MST, criado em 1984. Período de abertura no final da ditadura militar no Brasil
10 – Movimentos migratórios no Brasil                                               Resposta: B
Era preciso entender de migrações e ocupação do espaço geográfico no Brasil. O período dado vai da abolição da escravidão até 1930 (início da Era Vargas). O grande produto da economia do Brasil era o café.
Letra a) falava em industrialização, mas isso ocorre pós 1950 e principalmente com imigrantes internos e não externos como mostra o gráfico.
Democracia racial e supervalorização do trabalho assalariado nunca existiram. Fácil para excluir.
11 – Economia Mundial. Interpretação de charges e boa pra fazer por eliminação.                       Resposta E
I – FALSA, a China não usa os recursos florestais europeus (por favor não me diga que você achou essa verdadeira, rs).
II – VERDADEIRA. China a economia que mais cresce e cresceu nos últimos anos e União Europeia em grave crise desde o final 2008.
III – FALSO. A China não depende de etanol europeu, A Europa não é exportadora de etanol. A dependência é em relação ao investimento e o dinheiro europeu.
IV – VERDADEIRA. China cresce Europa Não.
12 – Pura interpretação de gráfico. É raro acontecer isso na FUVEST mas estava lá.
Era só comparar as alternativas com o gráfico.  Resposta C.
13 – Migrações internacionais.                                                               Resposta B
Lembrar que durante os séculos XV até a metade do século XX o maior fluxo foi de pessoas saindo da Europa em direção ao “novo mundo”, América, África, Ásia e Oceania. A Europa que colonizou esses continentes. Já no pós guerra temos um movimento migratório que em geral pode ser caracterizado por saída de indivíduos de países subdesenvolvidos (principalmente América Latina e África) em direção a países desenvolvidos (América do Norte, Europa e Japão). Esses imigrantes muitas vezes enviam dinheiro para seus familiares, que tem parte do seu sustento proveniente dessas remessas. A alternativa correta fala em Haiti e Jamaica, mas poderia ainda citar outros países como     México e Cuba.
14 – ATUALIADADES/CONFLITOS                                           Resposta D
Questão premia quem além de estudar acompanhou os noticiários ao longo do ano. ACOMPANHAR NOTICIÁRIO É OBRIGRAÇÃO DO VESTIBULANDO.
Alternativa correta era do grupo extremista islâmico na Nigéria
15 – Problemas Ambientais                       Resposta E
a)      Fácil de excluir pois aumento da produtividade não reduz efeito estufa
b)      Superamos os problemas referentes ao lixo? Tá de sacanagem!
c)       O texto fala justamente o contrário, a natureza sendo subjugada pelo capital
d)      Maior acumulação de capital significa maior produção e acumulação de lixo.
e)      CORRETA,  o texto ajuda muito. As novas exigências do capital em relação da natureza impondo novos elementos.
16 – GEOLOGIA                                                Resposta A
Movimento de placas tectônicas. Lembrar que a placa Sul Americana e a Placa Africana são placas divergentes (se separam) o que confirma a afirmação I e exclui a única afirmação errada, a afirmação IV. A única que não tem a afirmação IV é a letra A.
Teoria da deriva dos continentes (das Placas) confirmam a II e III.
17 – MOBILIDADE e URBANIZAÇÃO                       Resposta A
Questão mais interpretativa e também de eliminação. Quem acompanha o que está acontecendo na cidade de São Paulo vê esforços para uma reorganização do espaço. E fazer com que as áreas com melhores acessos a transporte sejam mais densamente povoadas faz parte disso afim de aproximar as pessoas de seus locais de trabalho. Questão um pouco mais difícil.
18 – INTERPRETAÇÃO DE MAPA com um pouco de Agronegócio.            Resposta D
Pelo mapa podemos observar que cresce no Nordeste, Centro-Oeste e Norte (Tocantins e Pará). Assim cresce em quantidade (aumento das cores escuras) e em localidades. Fácil essa.
19 – VEGETAÇÃO DO BRASIL                                     Resposta C
Sempre tem uma dessa. Tinha um texto e no fim, era só caracterizar o mangue. Solo lamacento, vegetais halófilos, isto é adaptados a água salobra (doce mais salgada). Raízes aéreas. Berçário natural para várias espécies e onde população local tira seu sustento catando caranguejo.
20 – FORMAÇÃO DO RELEVO                                    Resposta B
Derramamentos basálticos são no interior, não no litoral. A foto do Rio não é uma formação tabular (plana), assim como a praia é mais ARENOSA e não ARGILOSA.
Resposta correta é a das Dunas com ação eólica.
21 – CRISE HÍDRICA EM SÃO PAULO                                                      Resposta E

Tinha que aparecer uma né. Mas não era uma questão difícil. Tinha que saber que é um problema de ordem NATURAL, ausência de chuva e um de ordem POLÍTICA falta de planejamento.

Nenhum comentário: