domingo, 16 de novembro de 2014

UNESP 1º fase 2015 COMENTÁRIO POR QUESTÃO

Quem se dedicou ao longo do ano e teve atenção ao ler os enunciados deve ter gostado. E mais que isso, deve ter pontuado bem.
Prova sem grandes dificuldades, sem nenhuma questão que pegasse em algum tema muito específico. Fiz uma pequena análise das questões

Se quiser baixar a prova clique aqui

43 – A
Questão sobre o clima de Monções. Quando o enunciado fala de Índia, não pode ser El Ninõ nem El Ninã.
Lembrar que as Monções de Verão os ventos vem do Oceano Índico trazendo calor e umidade, onde causa tempestades. Nas Monções de Inverno sopram do norte do Continente em sentido para o Índico, esses são ventos frios e secos.

44 – C
Agentes modeladores (agentes externos) como os rios vão causar erosão e sedimentação. O alto rio, próximo a nascente, sofre erosão e seus sedimentos são depositados nas áreas próximas a foz do rio, o baixo rio.

45 – B
Tema da seca em SP. Questão que podia ser facilmente resolvida pro eliminação. As letras “c” e “e” falavam da inexistência de infraestrutura, ser deficiente não quer dizer que não exista. A letra “d” falava de preservação... hahaha faz me rir. Poluição dos recursos hídricos e alto consumo eram a resposta certa.

46 – A
Questão sofre conflitos/guerra/afins. FARC foi o tema. Questão que exigia um pouco de conhecimento e interpretação do texto e das alternativas.  
Se é um conflito entre a FARC e o GOVERNO colombiano é porque as posições políticas são divergentes. Com isso eliminava as letras “b” e “d”. A Colômbia tem seu território dividido e a FARC comanda um parte do território do país. Por isso a correta é a letra A.

47 – C
CARTOGRAFIA. Lembrar que nenhuma projeção é 100% fiel, pois a Terra é esférica e está sendo representada num plano. A distorção que ocorre na projeção é determinada por uma questão ideológica valorizando um local específico como Mercator faz com a Europa. É uma questão comum com Peters e Mercator, hoje ela veio com mais projeção mas sempre na ideia da questão IDEOLÓGICA.

48 – E
Questão sobre domínio morfoclimático. Descreve o domínio de Mares de Morro, também conhecido como Domínio de Mata Atlântica.

49 – B
Achei a questão mais chatinha. Na primeira metade do século XX o Brasil inicia a troca de uma economia agrária pautada no café por uma economia urbano-industrial. Começa com a substituição de importações (modelo que atende o mercado interno), vai haver grande participação do Estado com estatais no setor de base e entrada de capital estrangeiro com as transnacionais.

50 – C
“Modelo que visa preservação” era a parte principal do enunciado. Por isso tem que excluir respostas que tenham fronteiras agrícolas, extrativismo mineral, atividade industrial.

51 – A
Desconcentração da produção em busca de áreas onde o custo seja menor, mas as atividades de gerenciamento, a parte “intelectual” da empresa continua concentrada nos principais centros.

52 – A
São nas principais metrópoles brasileiras que receberam os setores gerenciais das transnacionais. Por isso um “espaço nacional da economia internacional”, é por essas cidades que as empresas estrangeiras exercem suas influência no Brasil.

53 – E
Análise de gráfico com conhecimento muito simples. Produtos básicos são os primário, são os únicos que crescem no período analisado.


Que venha a UNICAMP semana que vem!

Nenhum comentário: