sábado, 20 de junho de 2009

Imigrantes e o trabalho escravo

A partir da década de 90 tanto Brasil quanto Argentina passou a ser destino de migrantes vindos de países onde as condições de vida são muito baixas como Peru, Paraguai e principalmente a Bolívia. Com a crise econômica que atingiu a Argentina no final dos anos 90 o Brasil tornou-se então principal destino desses imigrantes que em geral são ilegais

Em São Paulo estima-se que existam mais de 600 mil imigrantes latinos-americanos que vivem em situações altamente degradantes. Estes imigrantes são atraídos por empresários inescrupulosos para trabalharem em sua fábricas. A grande maioria trabalham em fábricas de confecções e ganham salários miseráveis, alimentação ruim, jornada de trabalho acima do permitido, local de trabalho em becos escondidos da fiscalização do trabalho etc.

É importante perceber que essa realidade ocorre devido a grande competitividade do setor no mercado mundial, e das indústrias na Ásia utilizarem mão-de-obra também com baixissima remuneração por isso muitas empresas atraem esta mão-de-obra barata e sem documentação regular para baixar seus custos e produzir confecções a ponto de competir no mercado de forma desigual.

Essas duas reportagens retratação essa situação:



Nenhum comentário: