segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O QUE É UMA FRENTE FRIA?

Fenômeno que surge na Argentina atinge as regiões Sul e Sudeste do Brasil em uma média de três a cinco vezes por mês

Seja no inverno ou no verão, as previsões do tempo frequentemente anunciam a chegada ou a aproximação de uma "frente fria", preparando-nos para enfrentar alguns dias com temperaturas mais baixas e, de vez em quando, acompanhados de chuva. Mas você sabe exatamente o que isso significa? "Frente fria é uma zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio, que geralmente se forma em regiões de grande contraste térmico", esclarece Amanda Sabatini Dufek, professora de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). Na América do Sul, essa área de contraste coincide com as regiões sul e noroeste da Argentina, onde se formam as frentes frias que percorrem o litoral do continente. “Elas são tipicamente configuradas na direção noroeste-sudeste e apresentam uma trajetória de sudoeste para nordeste”, diz a meteorologista.

Mais sobre meteorologia

No Brasil, as frentes frias atingem as regiões Sul e Sudeste o ano inteiro, cerca de três a cinco vezes ao mês. "Esse número é ligeiramente maior durante a primavera", afirma Amanda Sabatini A professora explica que a passagem de uma frente fria dura em média três dias, provocando significativas alterações no clima. "Elas estão associadas ao aumento das nuvens, à presença de chuva, às variações na direção do vento e à forte mudança de temperatura", diz. "Após a sua passagem, geralmente observa-se a entrada de massas de ar frio que, dependendo de sua trajetória e intensidade, provocam quedas bruscas de temperatura e ocasionalmente geadas em locais serranos, principalmente nos meses de outono e inverno".

As frentes frias avançam com uma velocidade média de 10m/s e podem ser previstas com até 15 dias de antecedência. "A previsão do tempo, incluindo as frentes frias, é feita por meio de diagnósticos de imagens de satélite, cartas de superfícies, dados observados e modelos numéricos atmosféricos", explica a meteorologista. As chances de acerto de uma previsão são de 70% para cinco dias e 95% para as 48 horas que precedem o fenômeno.

Nenhum comentário: