sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Taxa de fecundidade das brasileiras fica abaixo do nível de reposição mais uma vez

Ano após ano, as mulheres brasileiras têm menos filhos. Segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE), a taxa de fecundidade caiu mais uma vez para o nível mais baixo da história: 1,89 filhos por mulher. O indicador foi ainda menor do que em 2007, quando ficou abaixo dos dois filhos por mulher pela primeira vez.
Assim, pelo segundo ano seguido, a taxa de fecundidade no Brasil é inferior ao nível de reposição da população, fixado em dois filhos.

Outra tendência que já havia sido verificada anteriormente e foi mantida na pesquisa referente a 2008 é que as mulheres têm cada vez menos filhos.

Segundo dados da Pnad, a maior parte das mulheres na faixa etária a partir dos 70 anos teve seis filhos ou mais durante a vida. Já na faixa etária entre os 25 e os 29 anos, por exemplo, 5,1 milhões entre 8,2 milhões de mulheres têm filhos, mas a maior parte é mãe de apenas uma criança. No grupo entre os 30 e os 34 anos, a maior parte das mulheres tem dois filhos. Isso mostra que quanto mais jovem, maior a probabilidade de optar por ter poucos filhos.


O índice de fecundidade no país vem caindo deste a década de 1960 - época da introdução dos métodos contraceptivos. Em 1960, cada mulher tinha em média 6,3 filhos. Dez anos depois, em 1970, a média caiu para 5,8 filhos por mulher.

Nenhum comentário: