domingo, 14 de fevereiro de 2010

Prouni tem 148.327 pré-selecionados na primeira etapa de 2010

O MEC (Ministério da Educação) informou, na noite desta sexta (12) que 148.327 candidatos foram pré-selecionados para a primeira etapa do Prouni (Programa Universidade para Todos). A divulgação da lista dos pré-selecionados estará disponível a partir das 6h do sábado (13).

O candidato deve conferir a aprovação na página eletrônica do programa. Para isso, deve informar o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a inscrição no Enem.

Neste ano, o Prouni registrou recorde de inscrições para 165 mil bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares. Ao todo 822.254 estudantes disputam as vagas. No ano passado, 600 mil alunos se candidataram ao programa. O balanço de inscritos foi divulgado na manhã da quinta-feira (11).


O programa tem duas etapas de inscrição: em cada uma, o candidato pode escolher até cinco opções de curso. São etapas independentes, ou seja, o aluno que se inscreveu na primeira, mas não foi selecionado, tem uma nova chance. Das bolsas oferecidas em cerca de 1,5 mil instituições, 86 mil são integrais e 79 mil, parciais (50% da mensalidade).

Como funciona o programa

Para participar, é necessário ter prestado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009, e ter obtido nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas --ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação-- além de não ter zerado na redação.

É preciso ter renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.530) por pessoa da família para concorrer às bolsas de 50%; e renda máxima de um salário mínimo e meio (R$ 765) por pessoa da família para concorrer às bolsas integrais. Deve-se também atender a uma das condições:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

  • Os estudantes pré-selecionados precisarão comprovar pessoalmente as informações prestadas nas instituições em que irão estudar, entre os dias 17 e 26 de fevereiro.

    A segunda etapa de inscrições vai de 4 a 7 de março, com resultados no dia 10 do mesmo mês.

    O que é o Prouni

    O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

    Outras informações podem ser obtidas no site do Prouni.

    Nenhum comentário: