quinta-feira, 25 de março de 2010

Terremoto no Haiti

Terremoto arrasa país mais pobre das Américas

O terremoto que atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro de 2010 foi a pior tragédia em 200 anos de história do país, o mais pobre do Hemisfério Ocidental. Estimativas apontam que os mortos podem chegar a 200 mil. Setenta e cinco mil já foram enterrados em valas comuns, segundo o governo. Três milhões de pessoas, quase um terço da população de 9 milhões de habitantes, foram afetadas.

Entre os mortos estão 20 brasileiros: 18 militares que atuavam na missão de paz, Luiz Carlos da Costa, a segunda maior autoridade
civil da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, e a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns.

Setenta por cento dos prédios da capital Porto Príncipe foram destruídos, incluindo o palácio presidencial. A infraestrutura da cidade, que já era precária, foi afetada, prejudicando os serviços de ajuda humanitária e de socorro aos feridos.

A República do Haiti s
itua-se na ilha Hispaniola, sobre uma falha entre as placas tectônicas do Caribe e América do Norte, o que provoca abalos sísmicos com frequência. O terremoto atingiu grau 7 na escala Richter, considerado “muito forte”.

Em 1804, o Haiti foi o segundo país das Américas a conquistar independência das colônias europeias, atrás somente dos Estados Unidos (1776). Foi também a primeira nação negra livre do mundo e a primeira a libertar os escravos.

Um comentário:

Unknown disse...

ai por favor tem como mandar assuntos de vestibulares pra nos somos uma turma de alunos de um cursinho nunk é d+ assuntos extras se puder por favor envie

vestibulando_ufpb_2011@yahoo.com.br

agrad~eço desde ja seu blog ta show..