segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PROVA DA FUVEST 2012 COMENTADA... POR MIM!

Olá rapaziada, pela primeira vez resolvi fazer um comentário mas completo sobre uma prova. Vou comentar questão por questão a parte de Geografia da Fuvest. Por falta de tempo e prática para diagramar vou apenas fazer os comentários seguindo a prova V, que está disponível para baixar em vários sites.

Em geral achei a prova tranqüila quando comparada a do ano passado. É a primeira vez que faço comentário assim por escrito, espere que fique bom.

PROVA V

Questão 1: alternativa D

Foi uma questão interpretativa, com duas charges que tinham em comum o tema do desmatamento. Na primeira a parte verde da bandeira está sendo desmatada e na outra o código de barra feito de troncos de árvore. Questão fácil.

Questão 2: alternativa A

Mostra a nova orientação do crescimento urbano, com o surgimento de novos centros. Porém algumas alternativas podiam confundir o aluno, mas lendo com calma dava para eliminar todas as outras alternativas. Não cresce no sentido da conurbação, nem para sudeste.

Questão 3: alternativa D

O texto cita a escravidão por dívida, realidade por imigrantes latinos, principalmente bolivianos e peruanos que vem para o Brasil ilegalmente para trabalhar, concentrando-se no setor têxtil. Eles vêm com a viagem paga e ficam presos as confecções, onde tem uma relação de escravidão por dívida.

Em alguns colégios usei um vídeo que mostrava essa relação.

Questão 4: alternativa C

Questão de analise de gráfico. No primeiro mapa, São Paulo é alto e o Nordeste é baixo, ALFABETIZAÇÃO. No último gráfico a região escura tem q ser a mais alta, IDH.

Questão 5: alternativa B

Analisar as afirmações com base nos mapas de renda per capita e bolsões de pobreza.

Afirmação 1 -> correta, concentração de terra sempre foi e será causador de pobreza.

Afirmação 2 e 4-> corretas, mostram que ter alta renda per capita não exclui a possibilidade de existir bolsões de pobreza já que a renda per capita esconde a concentração de renda.

Afirmação 3 -> biodiversidade não garante renda e muito menos distribuição de renda.

Questão 6: alternativa E

Questão mais específica sobre a União Européia, onde os presidentes questionam o Acordo de Schengen que livre circulação de pessoas. Nível difícil

Questão 7: alternativa C

A afirmação errada é a 2, pois como se trata de um deserto frio é uma área de alta pressão e NÃO de baixa pressão. A única alternativa que não contem a afirmação 2 é a letra C. Assim matava a questão por eliminação.

Questão 8: alternativa E

O mapa mostra as áreas de cultivo, ao analisar o mapa vemos que não é feito este cultivo em nenhuma área equatorial ou tropical, o que já elimina 3 alternativas. Restando a escolha entre arroz e trigo, arroz é plantado em áreas tropicais e equatoriais.

Questão 9: alternativa B

A Índia e seu crescimento astronômico são tema recorrente em questões. Assim como a China a Índia tem como grande atrativo uma enorme disponibilidade de mão-de-obra tanto desqualificada como qualificada. Ela deve se tornar a 6ª maior economia em poucos anos.

Questão 10: alternativa A

Quanto mais antiga é uma formação, mas tempo ela sofreu erosão. Erosão sempre procura uniformizar, aplainar. Por isso as rochas mais antigas tendem a ser mais aplainadas.

Duas questões ainda cobravam algum conhecimento em geografia:

Questão 17: alternativa D -> sai de São Paulo áreas de Floresta tropical e vão para uma área onde predomina o Cerrado. Arbustos esparsos, áreas de campos, e estação seca.

Questão 45: alternativa D -> a única correlação correta é a Serra do Mar com Mata Atlântica.

Nenhum comentário: