terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O que é o Triângulo das Bermudas?

Triângulo das Bermudas é uma região na parte ocidentaldo norte do Oceano Atlântico em que navios, aviões e pessoas, supostamente desaparecem misteriosamente.

Mapa: localização do famoso Triângulo das Bermudas. Fonte: NOAA.
Durante décadas, o lendário Triângulo das Bermudas do Oceano Atlântico tem fascinado a imaginação humana com seus desaparecimentos inexplicáveis ​​de navios, aviões e pessoas.

Alguns especulam que forças desconhecidas e misteriosas são responsáveis pelos desaparecimentos inexplicáveis, como extraterrestres que capturam seres humanos para estudá-los; o elo perdido do continente de Atlântida; vórtices que sugam objetos para outras dimensões; e outras idéias fantásticas (lunáticas). Algumas explicações são mais fundamentada na ciência: estas incluem (gás metano em erupção) flatulência oceânica e interrupções no fluxo de linhas geomagnéticas.

As considerações ambientais poderiam explicar muitos, se não a maioria, dos desaparecimentos. A maioria das tempestades tropicais e furacões do Atlântico passam pelo Triângulo das Bermudas, e nos dias anteriores à melhoria da previsão do tempo, essas tempestades perigosas ameaçam muitos navios. Além disso, a Corrente do Golfo pode causar rápidas, por vezes violentas, mudanças no clima. Além disso, o grande número de ilhas no Mar do Caribe cria muitas áreas de águas rasas que podem ser traiçoeiras para os navegantes. E há alguns indícios que sugerem que o Triângulo das Bermudas é um lugar onde uma bússola "magnética", por vezes, aponta para o norte "verdadeiro", ao contrário do norte "magnético". 

A Marinha e a Guarda Costeira dos EUA afirmam que não há explicações sobrenaturais para essas catástrofes marítimas. Por experiência, essa entidades sugerem que as forças combinadas da natureza e da falibilidade humana superam até mesmo a ficção científica dos mais céticos. Eles acrescentam que não existem mapas oficiais dos limites do Triângulo das Bermudas. O Conselho de Nomes Geográficos dos EUA não reconhecem o Triângulo das Bermudas como um nome oficial e não mantém um arquivo oficial sobre a área.

O oceano tem sido sempre um lugar misterioso para os seres humanos, e quando o mau tempo ou navegação em condições precárias estão envolvidas, pode ser um lugar muito mortal. Isto é verdade em todo o mundo. Não há evidências científicas de que os desaparecimentos misteriosos ocorrem com qualquer freqüência maior no Triângulo das Bermudas do que em qualquer outra área grande dos oceanos da Terra.

Nenhum comentário: