quinta-feira, 8 de abril de 2010

DICA CULTURAL

Retomando a dicas, desta vez não falarei de filme, vai agora uma de teatro.

O monólogo SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOS, de Beth Goulart chega a São Paulo esta semana. A peça entra em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil neste sábado (10/04) e a temporada se estende até 20/06.

Tem sido considerada pela crítica como uma das melhores peças sobre o tema. Segundo o site G1.com Beth Goulart "encontrou um caminho que o distingue de seus antecessores: trabalhando tanto com a obra da escritora quanto com sua biografia e informações obtidas daqueles que de perto a conheceram, a atriz (agora também autora e diretora) criou um texto que - cenicamente, é claro - é dito pela própria Clarice, seja em sua própria pessoa, em entrevistas e cartas, seja como intérprete pessoal dos personagens que criou.

A fim de alcançar seu objetivo, Beth Goulart não só costurou com muita habilidade os depoimentos e as citações, compondo uma espécie de ampla revelação de vida e processo criativo, como trabalhou, com visagismo e figurinos, a figura da escritora, seu porte e seu gestual (elaborados por Márcia Rubin). Mais ainda, foi adotado o pessoal modo de falar de Clarice, justificando plenamente assim o título do espetáculo.

A seleção dos textos literários foi cuidadosa, toda ela pensada em termos desse objetivo de dar vida à imagem da escritora, com atenção para aqueles que melhor parecem ilustrar o que ela diz de sua obra quando fala em sua própria pessoa. Um trabalho exemplar"

Nenhum comentário: