sexta-feira, 30 de abril de 2010

Transposição do rio São Francisco

O Projeto de Transposição do Rio São Francisco não é uma ideia nova. Ampliado no governo Lula, ele existe há décadas. O plano básico é construir dois imensos canais ligando o rio São Francisco a bacias hidrográficas menores do Nordeste, bem como aos seus açudes. A seguir, seriam construídas adutoras, com o objetivo de efetivar a distribuição da água.

De acordo com o governo federal, o projeto seria a solução para o grave problema da seca no Nordeste, pois distribuiria água a 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte - uma população de 12 milhões de nordestinos. O prazo para realização do projeto é de 20 anos, a um custo total estimado, até meados de 2009, em R$ 4,5 bilhões.

A transposição, contudo, tem sido criticada por ambientalistas e representantes de outros setores da sociedade, incluindo a Igreja Católica. A resposta do governo é de que o número de empregos criados, direta e indiretamente, graças ao projeto, bem como a solução do problema da seca derrubam toda e qualquer crítica.

Além da interligação das bacias, o governo também pretende executar um projeto de recuperação do rio São Francisco e de seus afluentes, pois vários desses rios sofrem problemas de assoreamento, decorrentes do desmatamento para agricultura.

Prós e contras

• 1. Diante da alegação de que o projeto resolveria os problemas sociais existentes na região semiárida do Brasil, o geógrafo Aziz Ab'Saber argumenta que “o Nordeste Seco abrange um espaço fisiográfico socioambiental da ordem de 750.000 km
2, enquanto que a área que receberá benefícios abrange dois projetos lineares que somam apenas alguns milhares de quilômetros nas bacias do rio Jaguaribe (Ceará) e Piranhas/Açu, no Rio Grande do Norte”.

• 2. Se a transposição pretende levar água a regiões massacradas pela seca, Aziz Ab'Sáber, olhando a questão por outro lado, faz as seguintes ponderações: “Deve ser mantido um equilíbrio entre as águas que seriam obrigatórias para as importantíssimas hidrelétricas já implantadas no médio/baixo vale do rio – Paulo Afonso, Itaparica e Xingó –, pois a energia ali produzida, e transmitida para todo o Nordeste, constitui um tipo de planejamento da mais alta relevância para o espaço total da região”.

• 3. Segundo o governo, 12 milhões de pessoas serão beneficiadas e a irrigação de polos agrícolas aquecerá a economia e aumentará o número de empregos. Na opinião de Aziz Ab'Sáber, no entanto, “os ‘vazanteiros’ – responsáveis pelo abastecimento das feiras do sertão – que fazem horticultura no leito dos rios que perdem fluxo durante o ano serão os primeiros a ser prejudicados. Serão os fazendeiros pecuaristas que terão água disponível para o gado, nos cinco ou seis meses que os rios da região não correm. Nesse sentido, os maiores beneficiários serão os proprietários de terra, residentes longe, em apartamentos luxuosos em grandes centros urbanos”.

• 4. Enquanto o governo reforça que as margens do rio São Francisco serão revitalizadas e que o tratamento de água diminuirá a poluição, os ambientalistas dizem que o projeto causará danos à fauna e à flora da região – e que serão desmatados 430 hectares.


Aspectos positivos

Mas há quem defenda o projeto. Esses especialistas salientam os aspectos positivos da obra:

1. A transposição provocará, a longo prazo, um significativo aumento dos números referentes a emprego e renda na região.

2. Quase 13 milhões de pessoas que vivem em centros urbanos de diferentes proporções passarão a ser abastecidas de água para consumo diário.

3. Cerca de 400 pequenos centros urbanos, espalhados pelo interior do Nordeste, receberão chafarizes públicos.

4. Áreas abandonadas por falta de irrigação na zona rural voltarão a se tornar produtivas, criando novas fronteiras agrícolas. Até 2025, cerca de 160 mil hectares se tornariam produtivos.

5. As águas do São Francisco também melhorariam a qualidade das águas nas chamadas "regiões receptoras", o que traria inúmeros benefícios em termos de saúde pública, inclusive com uma drástica diminuição no número de óbitos

10 comentários:

Bruno... disse...

Nossa cara seu blog é ótimo!!!

Faz tempo que eu nao entro em um blog e me interesso tanto.

Fui procurar uma pesquisa da escola, de repente eu ja estava olhando outros pots.

Muito legal.
Valeu continua assim.

Naty disse...

meu Deus se nao fosse por este blog eu estava perdida no trabalho de geografia.Todos os sites que eu procurei nao tinha nada que interessase...

Muito obrigado adorei o blog!!

Unknown disse...

Valew cara...Eu estudo em uma das melhores escolas do Mato Grosso do Sul...Chamada Dom Bosco ela existe por todo o mundo...e nesta proxima Terça havera um debate na sala, sobre a tranposição do Rio São Francisco...E pode ficar sabendo que o seu blog vai estar na boca dos alunos da sala...Porque eu achei muita coisa importante nele...Valew mesmo cara...Continue assim...

Perolas da Agro 2 disse...

Nossa Muito bom. Tenho um seminário essa semana, e não estava encontrando muita coisa. O blog é ótimo.
Continue assim.!!

Fellype... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fellype... disse...

Tenho um debate na escola sobre transposição do rio são francisco e
tenho que defender minha tese afavor.
seu blog me ajudou bastante..
valeu..!!

Unknown disse...

Olá adorei seu blog e tenho muitas curiosidades com relaçao a transposiçao do Rio dentro delas o que está sendo feito apos a paralização das obras..onde estão todos os maquinarios? equipamentos importados maquinas pesadas e de alta tecnologia?? isso e muito mais..se puder me ajudar podemos começar por Cabrodó/PE la existe obras paralizadas sendo tudo destruido pelo sol e pelo tempo...aguardo.

adelmi ferreira de lima disse...

tem um ditado muito conhecido vou citar em outras palavras. A satisfação é muito maior daquele que perdeu mais lutou, do que a decepção daquele que não tentou. O que nós temos? uma grande área de terras secas na região, e um grande rio cheio de águas, se o projeto de transposição der certo vai enriquecer
a região. Isso é fantasico
Adelmi Ferreira de Lima

Professor Varetinha disse...

Obrigado a todo mundo que tem entrado no blog e espero que este esteja sendo útil para para a vida acadêmica de você
abraços

Eduardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.