quarta-feira, 14 de julho de 2010

IDEB é alguns pensamentos soltos

O IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos
Os cálculos são feitos bianualmente tendo iniciado a primeira medição em 2005. Após a primeira análise, já houve mais duas medições, em 2007 e 2009.

Todavia, fica evidente a necessidade de uma análise crítica a respeito do índice.

Ensino Fundamental – Anos finais
2005 - 3,5
2007 - 3,8
2009
- 3,9

Ensino Médio
2005 - 3,4
2007 - 3,5
2009 - 3,6

Fonte: http://portal.mec.gov.br

Pensamentos Soltos


Vi no Blog do Italogeo uma post sobre esse assunto, e foi de lá que tirei inspiração pra falar disso aqui. Na verdade o que está aqui foi um comentário que fiz no blog do parceiro. Quer ver o post lá clica aqui

Existe em muitas escolas a coação de professores para aprovarem certa quantidade de alunos, vale ressaltar que no Estado de São Paulo usa-se a progressão continuada.
No ensino fundamental o aluno só é reprovado por milagre, o resultado é uma quantidade imensa de alunos chegando ao ensino médio com defasagens absurdas, sem a menor condição de acompanhar um Ensino com um mínimo de qualidade.
Trabalhei com EJA e recebia alunos que passaram por todo o ensino fundamental sem saber ler e escrever. Não conseguia ler um texto. COMO QUE TAXA DE APROVAÇÃO PODE SERVIR DE INDICADOR NUM ESTADO QUE NÃO SE REPROVA.

Tem eleição este ano!!!! se liga ai JOW!

Um comentário:

Ítalo de Paula Pinto disse...

A união dos professores é importante para mostrar a realidade para o maior número de pessoas possível.

Valeu pela contribuição.