sexta-feira, 30 de abril de 2010

Transposição do rio São Francisco

O Projeto de Transposição do Rio São Francisco não é uma ideia nova. Ampliado no governo Lula, ele existe há décadas. O plano básico é construir dois imensos canais ligando o rio São Francisco a bacias hidrográficas menores do Nordeste, bem como aos seus açudes. A seguir, seriam construídas adutoras, com o objetivo de efetivar a distribuição da água.

De acordo com o governo federal, o projeto seria a solução para o grave problema da seca no Nordeste, pois distribuiria água a 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte - uma população de 12 milhões de nordestinos. O prazo para realização do projeto é de 20 anos, a um custo total estimado, até meados de 2009, em R$ 4,5 bilhões.

A transposição, contudo, tem sido criticada por ambientalistas e representantes de outros setores da sociedade, incluindo a Igreja Católica. A resposta do governo é de que o número de empregos criados, direta e indiretamente, graças ao projeto, bem como a solução do problema da seca derrubam toda e qualquer crítica.

Além da interligação das bacias, o governo também pretende executar um projeto de recuperação do rio São Francisco e de seus afluentes, pois vários desses rios sofrem problemas de assoreamento, decorrentes do desmatamento para agricultura.

Prós e contras

• 1. Diante da alegação de que o projeto resolveria os problemas sociais existentes na região semiárida do Brasil, o geógrafo Aziz Ab'Saber argumenta que “o Nordeste Seco abrange um espaço fisiográfico socioambiental da ordem de 750.000 km
2, enquanto que a área que receberá benefícios abrange dois projetos lineares que somam apenas alguns milhares de quilômetros nas bacias do rio Jaguaribe (Ceará) e Piranhas/Açu, no Rio Grande do Norte”.

• 2. Se a transposição pretende levar água a regiões massacradas pela seca, Aziz Ab'Sáber, olhando a questão por outro lado, faz as seguintes ponderações: “Deve ser mantido um equilíbrio entre as águas que seriam obrigatórias para as importantíssimas hidrelétricas já implantadas no médio/baixo vale do rio – Paulo Afonso, Itaparica e Xingó –, pois a energia ali produzida, e transmitida para todo o Nordeste, constitui um tipo de planejamento da mais alta relevância para o espaço total da região”.

• 3. Segundo o governo, 12 milhões de pessoas serão beneficiadas e a irrigação de polos agrícolas aquecerá a economia e aumentará o número de empregos. Na opinião de Aziz Ab'Sáber, no entanto, “os ‘vazanteiros’ – responsáveis pelo abastecimento das feiras do sertão – que fazem horticultura no leito dos rios que perdem fluxo durante o ano serão os primeiros a ser prejudicados. Serão os fazendeiros pecuaristas que terão água disponível para o gado, nos cinco ou seis meses que os rios da região não correm. Nesse sentido, os maiores beneficiários serão os proprietários de terra, residentes longe, em apartamentos luxuosos em grandes centros urbanos”.

• 4. Enquanto o governo reforça que as margens do rio São Francisco serão revitalizadas e que o tratamento de água diminuirá a poluição, os ambientalistas dizem que o projeto causará danos à fauna e à flora da região – e que serão desmatados 430 hectares.


Aspectos positivos

Mas há quem defenda o projeto. Esses especialistas salientam os aspectos positivos da obra:

1. A transposição provocará, a longo prazo, um significativo aumento dos números referentes a emprego e renda na região.

2. Quase 13 milhões de pessoas que vivem em centros urbanos de diferentes proporções passarão a ser abastecidas de água para consumo diário.

3. Cerca de 400 pequenos centros urbanos, espalhados pelo interior do Nordeste, receberão chafarizes públicos.

4. Áreas abandonadas por falta de irrigação na zona rural voltarão a se tornar produtivas, criando novas fronteiras agrícolas. Até 2025, cerca de 160 mil hectares se tornariam produtivos.

5. As águas do São Francisco também melhorariam a qualidade das águas nas chamadas "regiões receptoras", o que traria inúmeros benefícios em termos de saúde pública, inclusive com uma drástica diminuição no número de óbitos

terça-feira, 27 de abril de 2010

Superfície florestal mundial diminui 3,1% de 2000 a 2005, diz estudo

WASHINGTON, 26 abril 2010 (AFP) - A superfície florestal diminuiu 3,1% entre 2000 e 2005 no mundo, com as matas boreais representando um terço desta perda, seguidas pela zonas florestais tropicais úmidas, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira, baseado em observações por satélites.

A perda bruta de superfície florestal é definida nesta investigação como produto de causas naturais, como incêndios provocados por raios, e atividades humanas.

Estimativas precisas são indispensáveis nos esforços de contabilização das emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa, e para elaborar modelos climáticos, explicaram os autores da pesquisa, divulgada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

No total, a perda foi de 1.011.000 km2 de 2000 a 2005, o que representa 0,6% por ano. A superfície florestal mundial era de 32.688.000 km2 no início do estudo.

As matas boreais, que se situam no Ártico e representam 26,7% da superfície florestal do planeta - a segunda mais importante - registraram a maior redução deste período em cinco anos (4%), dois terços dos quais se deveram a incêndios de origem natural, afirmaram os investigadores da Universidades de Dakota do Sul (norte) e do Estado de Nova York (nordeste).

As matas tropicais úmidas, que cobrem 11,5 milhões de km2 e representam a maior superfície florestal da Terra, perderam 2,4% de sua superfície, o que equivale a 27% da perda total.

As florestas tropicais em zona seca - 7,13 milhões de km2, ou 21,8% das superfícies de mata do mundo - diminuíram 2,9% de 2000 a 2005, o que representou 20,2% das perdas florestais totais.

Já as matas das zonas temperadas - 5,2 milhões de km2 - ou 16,1% do total mundial em 2000, perderam 3,5% de sua superfície, 18,2% do total do planeta neste período.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

UNESP VESTIBULAR DE INVERNO

Unesp recebe pedidos de redução de taxa para o vestibular de inverno 2010

A Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) recebe a partir das 10h desta segunda-feira (26) os pedidos de redução de 50% do valor da taxa de inscrição para o processo seletivo de meio de ano. Os interessados devem preencher o requerimento disponível no site da Vunesp, até as 16h do dia 29 de abril.

O requerimento deve ser enviado, junto com a documentação comprobatória (que pode ser consultada aqui), até 30 de abril, para o seguinte endereço:

  • Vestibular Unesp 2010 - Meio de Ano
    Requerimento de Solicitação de Redução do Valor da Taxa de Inscrição
    Rua Dona Germaine Burchard, 515 - Água Branca
    CEP: 05002-062 - São Paulo/SP

  • O benefício é concedido a candidatos que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados e ainda sejam estudantes (no ensino médio ou equivalente, em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação). A taxa de inscrição para quem não se enquadra nesses quesitos é de R$ 110.

    A previsão é que o resultado seja divulgado em 10 de maio. O candidato beneficiado deverá efetuar a inscrição até as 16h do dia 21 de maio.

    Vestibular

    As inscrições para o vestibular de inverno 2010 da Unesp serão realizadas no período de 3 a 21 de maio. Serão oferecidas 550 vagas, 80 a menos do que no processo seletivo de 2009, pois os cursos de administração diurno e noturno, oferecidos em Tupã, não constarão da seleção. Veja as graduações participantes:

    Área de ciências biológicas
    Agronomia - integral - FE/Ilha Solteira - 40 vagas;
    Agronomia - integral - Registro - 40 vagas;
    Zootecnia - diurno - Dracena - 40 vagas;
    Zootecnia - integral - FE/Ilha Solteira - 40 vagas;

    Área de ciências exatas
    Engenharia Ambiental - integral - Sorocaba - 60 vagas;
    Engenharia Civil - integral - FE/Ilha Solteira - 40 vagas;
    Engenharia de Controle e Automação - integral - Sorocaba - 40 vagas;
    Engenharia de Produção - noturno - FE/Bauru - 40 vagas;
    Engenharia Elétrica - integral - FE/Ilha Solteira - 40 vagas;
    Engenharia Mecânica - integral - FE/Ilha Solteira - 40 vagas;

    Área de humanidades
    Administração - noturno - FCAV/Jaboticabal - 40 vagas;
    Geografia - Bacharelado e Licenciatura -diurno - Ourinhos - 45 vagas;
    Geografia - Bacharelado e Licenciatura - noturno - Ourinhos - 45 vagas.

    Prova

    A universidade utilizará a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 para composição da nota final dos candidatos habilitados para a segunda fase. A aplicação da prova de conhecimentos gerais (primeira fase) está marcada para o dia 13 de junho, com 90 questões de múltipla escolha. O resultado desta etapa será divulgado em 25 de junho.

    As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 4 e 5 de julho, com questões dissertativas e redação. O resultado final está previsto para ser divulgado em 21 de julho.

    Veja outras informações no site da Vunesp.

    segunda-feira, 19 de abril de 2010

    Sismos não são as únicas manifestações da crosta terrestre


    Imóvel, imutável. É assim que muitos imaginam a crosta terrestre. Nada está mais longe da verdade do que a idéia de uma crosta estável, pois a superfície da Terra está em constante atividade e as erupções vulcânicas e os sismos não são suas únicas manifestações.

    Estudando o planeta, descobrimos que, comparando a Terra a um ovo, sua crosta está mais para aquela frágil membrana que se encontra entre a casca e a clara do que para a sua casca. Tal qual uma caixa craniana, a crosta terrestre é formada por um conjunto de placas unidas (não é, portanto, uma estrutura uniforme). Essas placas são de dois tipos, continental e oceânica, sendo esta última bastante delgada.

    A intensa atividade do manto (magma) é capaz de romper e deslocar as placas da crosta a uma velocidade de 1 cm ao ano, lenta demais para a nossa percepção, tanto que, os atuais continentes começaram a ser definidos nos últimos 200 milhões de anos a partir da fragmentação de uma massa continental (pangéia). Como as placas oceânicas, que foram criadas nas áreas de separação continental, estão em expansão contínua, os continentes se afastam e "atropelam" as placas oceânicas mais antigas, numa constante renovação dos assoalhos oceânicos.

    Sabendo que o oceano Atlântico se expande a partir da Dorsal Mesoatlântica (margem construtiva), as regiões banhadas por ele possuem atividade sísmica e vulcânica baixa. Por isso o Brasil está relativamente livre dessas manifestações.

    Por outro lado, o oceano Pacífico tem suas margens pressionadas pelo oeste da América e pelo leste da Ásia, definindo uma faixa, o Cinturão de Fogo Circumpacífico (margem destrutiva), com fossas submarinas, ilhas vulcânicas e intensa atividade tectônica (sismos e vulcanismo).

    Nos pontos em que as placas continentais colidem, suas rochas são comprimidas, dobradas e acabam formando montanhas. As mais altas possuem idade inferior a 65 milhões de anos e resultam da colisão entre as placas continental e oceânica (cordilheira dos Andes e Montanhas Rochosas) e da colisão entre placas continentais (Himalaia, Alpes, Atlas e Cárpatos)

    sexta-feira, 16 de abril de 2010

    Unicamp cria simulado!

    Unicamp fará simulado do novo modelo da primeira fase do vestibular 2011

    Da Redação
    Em São Paulo
    A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) realizará um simulado da prova de primeira fase do novo modelo do vestibular 2011 no próximo dia 16 de maio, no campus da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em Campinas. Os interessados terão dois dias para se inscrever: 22 e 23 de abril. As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet. As vagas são limitadas a 1.200 participantes, que serão escolhidos por sorteio.
    O simulado é reservado para estudantes que estejam cursando o ensino médio ou que tenham se formado nos últimos dois anos e seguirá o novo formato da primeira fase, que já estará em vigor neste ano. Segundo o novo modelo, aprovado no final de 2009, o exame terá duas partes: 48 questões de múltipla escolha, que formam a parte de conhecimentos gerais, e a parte de redação, na qual os participantes serão solicitados a elaborar três textos de gêneros diversos. A duração será de cinco horas.

    A partir do dia 17 de maio a prova estará disponível para consulta, com o gabarito das 48 questões. Os participantes terão acesso, individualmente, às notas que obtiveram na prova, a partir de 15 de junho. Também a partir de 15 de junho serão divulgados exemplos de textos da prova de redação produzidos durante o simulado, com comentários.

    Como participar

    Veja as datas importantes do simulado:

  • 22 e 23 de abril - Inscrições em www.comvest.unicamp.br (será necessário o CPF pessoal);
  • 27 de abril (10h) - Divulgação da lista de participantes sorteados e de uma lista de espera;
  • 27 e 28 de abril (das 10 horas do dia 27 de abril até as 17 horas do dia 28 de abril) - Confirmação de interesse para os participantes sorteados e para os constantes da lista de espera;
  • 30 de abril (10h) - Divulgação da lista final de participantes e dos locais de prova;
  • 16 de maio - Aplicação do simulado. A prova será realizada no Ciclo Básico II da Unicamp, campus de Campinas. O acesso aos locais de prova se dará até 13h; não será permitida a entrada após esse horário. Recomenda-se que os participantes estejam no local de prova às 12h30. Só será possível deixar o local após 3 horas e meia do início do exame. Os participantes poderão levar uma cópia do cartão de respostas;
  • 17 de maio - Divulgação do gabarito das questões de múltipla escolha.
  • 15 de junho - Divulgação do resultado final do simulado para participantes e de textos comentados da parte de redação, incluindo as expectativas da banca.

  • O novo vestibular

    Até o ano passado, a primeira fase do vestibular da Unicamp era composta de 12 questões dissertativas e uma redação, em que o candidato selecionava uma de três propostas (dissertação, narrativa ou carta) e preparava apenas um texto. A partir do vestibular 2011, o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória.
    A prova terá mais questões (48) e elas serão de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio: matemática; ciências humanas, artes e humanidades (incluindo geografia, história e introduzindo-se filosofia, sociologia e artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio); e ciências da natureza (incluindo ciências biológicas, física e química). Assim como no simulado, o tempo de duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas.

    As inscrições para o vestibular 2011 serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente pela internet.

    Dica Cultural

    A dica de hoje é um documentário que conta como a Rede Globo se tornou tão poderosa. Mostra com quem ela se aliou e as maracutaias feitas por ele. É claro que esse documentário foi censurado e ele não passou no Brasil. Chama-se BRASIL MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE. Se quiser assisti-lo tem que baixar em algum site ou mesmo nos E-mule. Mas vale muito a pena.

    Desligue a TV e vá ler um Livro.

    Abraços e bom fim de semana.

    segunda-feira, 12 de abril de 2010

    SE LIGA NA ISENÇÃO!!!!

    Unicamp irá receber pedidos de isenção de taxa do vestibular 2011 a partir de 26 de abril

    Da Redação
    Em São Paulo
    A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abre no dia 26 de abril o período de inscrição para a isenção de taxa do processo seletivo 2011. As inscrições poderão ser realizadas até 28 no maio, no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).

    O candidato deverá enviar a documentação necessária, descrita no edital, pelo correio para a Comvest até o dia 31 de maio.

    As isenções serão oferecidas em três modalidades:

  • para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$550,00 por morador do domicílio);
  • funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • para aqueles que se candidatarem aos cursos de licenciatura em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/ física, matemática e pedagogia).

  • Os pré-requisitos para todas as modalidades são: ter cursado integralmente o ensino fundamental e médio em escolas da rede pública, ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2010 o ensino médio. A Comvest oferece 6.640 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.

    A relação com os candidatos isentos será divulgada em 18 de agosto. Para efetuar a inscrição no vestibular, estes candidatos deverão utilizar um formulário específico e um código fornecido pela Comvest.

    Isenções no último vestibular

    No processo seletivo 2010, 5.372 candidatos que pediram a isenção e preencheram os requisitos necessários para receber o benefício foram isentos de pagar a taxa de inscrição. Foram recebidos 6.361 pedidos.

    O programa de isenção é parte do PAAIS (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas recebem, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final.

    A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.

    Vestibular 2011

    A Unicamp recebe inscrições para o seu processo seletivo entre 23 de agosto e 8 de outubro, por meio de formulário que estará disponível na página da Comvest.

    A primeira fase vai acontecer no dia 21 de novembro e o resultado com a lista de convocados para a segunda fase será divulgado em 20 de dezembro.

    A segunda fase será realizada nos dias 16, 17 e 18 de janeiro. Já as provas de aptidão serão aplicadas em Campinas, de 24 a 27 de janeiro. A lista de convocados em primeira chamada será divulgada em 7 de fevereiro.

    Outras informações podem ser obtidas no edital de isenção ou pelo site do vestibular.

    quinta-feira, 8 de abril de 2010

    DICA CULTURAL

    Retomando a dicas, desta vez não falarei de filme, vai agora uma de teatro.

    O monólogo SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOS, de Beth Goulart chega a São Paulo esta semana. A peça entra em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil neste sábado (10/04) e a temporada se estende até 20/06.

    Tem sido considerada pela crítica como uma das melhores peças sobre o tema. Segundo o site G1.com Beth Goulart "encontrou um caminho que o distingue de seus antecessores: trabalhando tanto com a obra da escritora quanto com sua biografia e informações obtidas daqueles que de perto a conheceram, a atriz (agora também autora e diretora) criou um texto que - cenicamente, é claro - é dito pela própria Clarice, seja em sua própria pessoa, em entrevistas e cartas, seja como intérprete pessoal dos personagens que criou.

    A fim de alcançar seu objetivo, Beth Goulart não só costurou com muita habilidade os depoimentos e as citações, compondo uma espécie de ampla revelação de vida e processo criativo, como trabalhou, com visagismo e figurinos, a figura da escritora, seu porte e seu gestual (elaborados por Márcia Rubin). Mais ainda, foi adotado o pessoal modo de falar de Clarice, justificando plenamente assim o título do espetáculo.

    A seleção dos textos literários foi cuidadosa, toda ela pensada em termos desse objetivo de dar vida à imagem da escritora, com atenção para aqueles que melhor parecem ilustrar o que ela diz de sua obra quando fala em sua própria pessoa. Um trabalho exemplar"

    segunda-feira, 5 de abril de 2010

    Evite erros comuns em Geografia

    Nas provas divididas tradicionalmente em disciplinas ou naquelas que apresentam conteúdos interdisciplinares, a Geografia trata de uma infinidade de assuntos, do tipo de relevo da sua região aos planetas do Sistema Solar, passando por aspectos políticos e econômicos nacionais e internacionais.
    Ao aprender e memorizar tantos conteúdos, os candidatos devem prestar atenção aos mínimos detalhes, sob pena de cometerem deslizes durante as provas que podem comprometer sua aprovação. "As 'pegadinhas', quando ocorrem, não são uma forma direta para prejudicar o estudante, mas para valorizar o aluno que relaciona, compreende os fatos e, principalmente, se mantém concentrado", avalia o professor Claudio Terezo, autor do autor do livro Novo Dicionário de Geografia.
    Confira alguns erros frequentes que podem ser evitados no vestibular.

    Idade da Terra: de acordo com Terezo, uma das confusões mais comuns entre os vestibulandos é sobre a idade da Terra. Estima-se que planeta tenha surgido há 4,5 bilhões de anos, enquanto o Universo teria entre 9 e 15 bilhões, ensina o professor. Esse assunto costuma aparecer em meio a teorias sobre a origem do planeta e sua formação.

    - Tempo x clima: é comum também trocar as definições de tempo e clima. "Tempo é o estado momentâneo do ar, num determinado lugar da Terra. Caracteriza o tempo atmosférico desse lugar", diz Terezo. Enquanto clima pode ser: "1. Conjunto de estados do tempo meteorológico que caracteriza uma determinada região durante um grande período de tempo, incluindo o comportamento habitual e as flutuações, resultante das complexas relações entre a atmosfera, geosfera, hidrosfera, criosfera e biosfera. 2. Conjunto de fenômenos meteorológicos (chuvas, temperatura, pressão atmosférica, umidade e ventos) que caracterizam o estado médio da atmosfera num determinado ponto da superfície terrestre. 3. Sucessão habitual dos tipos de tempo, cujos elementos são a temperatura, a pressão e a umidade atmosférica (diferenciando os climas planetariamente)", detalha o professor. Ele ressalta ainda que os fatores do clima altitude, latitude, proximidade do mar, correntes marítimas (diferenças regionais dos climas).

    - Fenômenos naturais: quando se trata de fenômenos da natureza, há quem confunda os problemas com a interferência humana no planeta (ação antrópica), como os envolvendo mudanças climáticas e o tão falado aquecimento global, e os fenômenos que independem da ação humana, como terremotos e vulcões.

    - Fusos horários: não precisa viajar para ser afetado pelos fusos horários. As mudanças nos relógio de acordo com a posição no planeta fazem parte das questões mais problemáticas para muitos vestibulandos. Segundo Terezo, os problemas aumentam principalmente quando a questão traz informações em mapas. "Fique atento a todas as informações, como cores, legenda e escala do mapa", sugere o professor