terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

São Paulo registra o mês de janeiro mais quente dos últimos 71 anos

Janeiro foi o mês mais quente em São Paulo dos últimos 71 anos e também o mais seco. Nesta semana, a umidade do ar foi próxima da que costuma ser registrada no inverno. A onda de calor se espalha por todo o país, a ponto do Rio Grande do Sul ficar mais quente do que o Piauí.
A falta de chuva tem dificultado a dispersão da poeira e deixado o ar bastante poluído. Na quarta-feira (29), a cidade registrou a umidade do ar mais baixa desde 1984: 12%, considerado estado de alerta.
As temperaturas estão quase 5ºC acima da média. Na represa que abastece a capital paulista, em muitas locais, o solo esturricado lembra o sertão nordestino. O reservatório deveria estar com 65% de capacidade, mas está só com 22%. A secura é um contraste com as enchentes, comum nesse período do ano.
Outras regiões do país também enfrentam a falta de chuva. Em uma fazenda, no sul de Minas Gerais, as folhas estão secas e os pés de milho ficaram menores. “Pelo menos, 30% nós vamos ter de perda de produtividade”, estima o agricultor Antenor Rabelo.
O rio Piracicaba, no interior paulista, está com o menor volume de água dos últimos 50 anos. As pedras do fundo do rio já aparecem.
O meteorologista Franco Nadal Villela explica que ventos vindos do oceano estão afastando a corrente que todo o verão sopra da Amazônia em direção aos estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste, e formam a poluição. “Isso é como se fosse uma pedra no fluxo de um rio, que desvia a corrente, no caso seriam os ventos, para oeste. Essa alta pressão tanto faz isso, como impede que as frentes frias avancem”, explica.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/01/sao-paulo-registra-o-mes-de-janeiro-mais-quente-dos-ultimos-71-anos.html

Nenhum comentário: